São Lourenço encontra no sabor do café um novo potencial turístico


‘Cidade das águas’, em MG, é famosa pelas fontes hidrominerais. 
Fazendas no entorno investem no turismo rural e exploram o grão.

A pequena São Lourenço, no Sul de Minas Gerais, tem como principal atividade econômica o turismo. Há décadas, as fontes hidrominerais são o grande atrativo da cidade, que nos últimos anos descobriu um novo potencial: o sabor e o aroma de um café especial, apreciado internacionalmente.
Cultivo do café em fazenda no Sul de Minas encanta pela beleza e é nova aposta do turismo.  (Foto: Paula Senra/Arquivo Pessoal)Cultivo do café em fazenda no Sul de Minas encanta pela beleza e é nova aposta do turismo. (Foto: Paula Senra/Arquivo Pessoal)
Nas lavouras do Sul do estado brotam cerca de 50% de todo o café colhido em Minas, estado que lidera a produção brasileira. Com as condições climáticas e geológicas favoráveis, o fruto virou centro das atenções de um passeio para turistas que começa nas fazendas e termina em uma típica mesa mineira. Depois de caminhar pelas lavouras, apreciar a plantação do alto dos mirantes e entender a cadeira produtiva, é hora de degustar o café.
MG (Foto: Editoria de Arte/G1)
Aos 29 anos, o empresário Helcio Júnior herdou dos bisavós o gosto pela história e pelo cultivo do café. Na quarta geração de produtores, ele serve em uma cafeteria de São Lourenço o café colhido em Carmo de Minas, a nove quilômetros. “Aqui tem o melhor café do mundo, porque temos as melhores águas e os melhores grãos”, garante. Desde 1891, a família dele produz café voltado para exportação. Eles vendem principalmente para Japão, Estados Unidos e Inglaterra. Em 2007, Júnior e o irmão abriram uma torrefação de café especial.
“O café daqui tem acidez, doçura, corpo, não precisa de açúcar. O nível de aceitação é ótimo. É tomado um pouco mais frio, para sentir melhor o gosto”. Segundo Júnior, o potencial turístico do café passou a ser explorado recentemente. “Isso foi ditado pelo próprio mercado. A gente recebe empresários estrangeiros que vem comprar o produto in natura, que vem conhecer o nosso café. Os hoteleiros voltaram os olhos para isso e o produto acabou inserido no conceito de turismo da região”, disse.

São Lourenço praticamente não tem área rural, porque se estruturou como cidade polo do Circuito Turístico das Águas, investindo no setor hoteleiro e no comércio. O grão bastante apreciado vem das fazendas do entorno e se destaca em concursos com padrões internacionais, segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais.

A carioca Paula Senra, de 29 anos, conhece a cidade desde os tempos de colégio. “Na minha época de escola, era um hábito fazer excursão para o Parque das Águas. Depois voltei quando estava grávida e fiz um passeio muito agradável com meu marido”, disse. A visita a negócio aconteceu depois, com uma sócia. Elas têm uma cafeteria em um shopping de Volta Redonda (RJ) e mudaram o tipo de café servido depois que visitaram no início do ano as fazendas produtoras.
Produtor Helcio Júnior (à esquerda) guia Paula Senra (à direita) e visitantes na Fazenda Sertão, em Carmo de Minas. Grupo foi conhecer a cadeia produtiva e degustar o café especial. (Foto: Paula Senra/Arquivo Pessoal)Produtor Helcio Júnior (à esquerda) guia Paula Senra
(à direita) e visitantes na Fazenda Sertão.
(Foto: Paula Senra/Arquivo Pessoal)
“É um café que não amarga na boca, experimentei o café frutado e ele realmente é doce, a gente sente o aroma do café, é sensível a diferença. É um passeio muito agradável, muito bonito e, no final, tem um casarão que é o Museu do Café, com máquinas antigas e fotos de família”, disse Paula. Para ela, o passeio deixou saudade. “Senti muito bem, consegui descansar, tenho a sensação de querer voltar”, falou.

As lavouras visitadas no passeio chamado Rota do Café estão dentro da área da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais e acabam de ganhar um selo de indicação de procedência. O certificado é concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Para ter o selo, um dos critérios é obter nota mínima de 80 pontos na degustação, em uma escala que vai de zero a 100. A responsabilidade ambiental da lavoura também é considerada.
A qualidade o café ampliou o potencial turístico, mas as fontes hidrominerais não deixaram de ser o principal atrativo. O Parque das Águas, no Centro de São Lourenço, lidera o roteiro tradicional. São nove fontes de águas minerais, com propriedades terapêuticas e um balneário com diversos tipos de práticas de relaxamento.
A área é protegida por matas, possui um lago, quadras de esporte e restaurante. “Aqui é um lugar de bem-estar. A partir do momento que você entra, encontra um local muito verde, com natureza muito bela e rica, com árvores centenárias. O visitante vem para se sentir bem, para se prevenir”, disse a coordenadora do parque, Vera Vaz.
Anualmente, cerca de 350 mil visitantes passam pelo parque e fazem uso das águas minerais, ricas em ferro, magnésio, potássio, sódio e lítio. De acordo com a coordenadora, cada fonte é indicada para um tipo de tratamento preventivo. “A fonte Vichy de água alcalina é indicada para problemas gástricos e renais. No mundo, outra fonte com a mesma água só existe na França”, cita.
Pelas propriedades terapêuticas, Vera explica que as águas de São Lourenço são usadas em diversos tratamentos, como problemas hepáticos ou dermatológicos, depressão, hipertensão, anemia, diabetes, sinusite, cálculo renal. O visitante pode levar para casa a água das fontes. A fama de ‘curativa’ faz com que ela seja receitada na rede municipal de saúde, segundo a coordenadora.
De acordo com o secretário Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, Sidney Cabizuca, São Lourenço recebe cerca de 25 mil turistas nos feriados prolongados. Um dos períodos mais procurados é o réveillon. “Estamos com 80% da rede hoteleira reservada. Com certeza, vamos chegar a 100% de ocupação. Vão ser dois shows em praça pública e queima de fogos da prefeitura e dos hotéis”, afirma. A partir do natal, uma pista de patinação no gelo é instalada em praça pública. “É tradição há dez anos, sempre no verão e na Praça Brasil, no coração turístico”, disse.

Acostumada com a lotação, a cidade também já se organiza para o carnaval. De acordo com o secretário, cerca de 30 mil pessoas participam todos os anos do Bloco do Pijama, que completa 25 anos de folia de rua. Para descansar e se divertir a preços mais cômodos, uma dica é aproveitar a baixa temporada no começo de fevereiro.
Ao longo do ano, outras atrações como o festival de inverno, em julho, e a festa do padroeiro, em agosto, movimentam a economia local. “Antigamente, o turista era veranista. Mas como o verão é um período muito chuvoso aqui, estamos investindo no turismo de inverno”, conta o secretário.

A temporada das férias é a mais movimentada para Márcio Carlos Silvério, 45 anos. Ele nasceu em São Lourenço e, há 20 anos, pode ser encontrado perto do Parque das Águas, onde oferece o passeio de charrete. “O turista sempre nos procura, a maioria é do Rio de Janeiro”. Conhecedor de todos os cantos, ele segue um roteiro para apresentar a cidade aos que vem de longe e revela uma preferência: a Quinta do Cedro, uma fazenda com criação de avestruz.

Prática de balonismo sobre o Parque das Águas, principal ponto turístico de São Lourenço. (Foto: Luiz Cláudio Maciel/Divulgação)Vem de outra fazenda a receita do doce com leite de cabra (veja abaixo). A tradição doceira da cidade aliada à criação de caprinos está presente na mesa de café colonial, que é motivo de orgulho para os administradores Gilney Ribeiro Pinto e Tânia Resende Garcia. Além de provar os quitutes, quem visita a fazenda pode amamentar os cabritinhos em dois horários do dia. “É uma farra. Com três dias de vida eles são amamentados com mamadeiras”, conta o administrador.

O chamado turismo rural se firma como uma nova aposta, ao lado de incursões pelas montanhas para a prática de balonismo. A cidade pode ser vista de um voo panorâmico de balão. A viagem dura cerca de uma hora e custa R$ 300 por pessoa. “É um voo seguro, que não pode ser feito em dias chuvoso, nem com vento forte”, diz o piloto Luiz Cláudio Maciel.
Prática de balonismo sobre o Parque das Águas, principal ponto turístico de São Lourenço. (Foto: Luiz Cláudio Maciel/Divulgação)
A cidade de São Lourenço tem população estimada de 42 mil habitantes distribuídos numa extensão territorial de apenas 58 quilômetros quadrados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, oitenta e sete por cento da riqueza gerada na cidade está ligada ao turismo. Outras atividades, como o comércio, a produção de doces e de laticínios também se destacam. A cidade faz parte do Circuito Turístico das Águas, que inclui também os municípios Caxambu, Lambari, Cambuquira, Campanha, Soledade de Minas, Carmo de Minas, Heliodora, Baependi e Conceição do Rio Verde.
Culinária:  Aprenda uma receita de doce de leite
Ingredientes:5 l de leite de cabra cru
600 g de açúcar
0,5 g de bicarbonato de sódio
0,5 g de sal (opcional)
Modo de fazer:
Medir o leite. Pesar o açúcar e adicioná-lo ao leite, misturando bem. Passar o leite com o açúcar em um coador. Adicionar o bicarbonato de sódio e o sal. Levar ao fogo para o cozimento até dar o ponto, mexendo sempre. Para verificar o ponto, pingue uma gota do doce em um copo com água. A gota deve ir ao fundo sem desmanchar. Retirar do fogo e mexer o doce para resfriá-lo até 70ºC. Despejar em um recipiente limpo e seco.

Nenhum comentário:

Se gostou, compartilhe... :-)

Seguidores

Minha lista de blogs