A internet pode ser uma grande aliada na hora de ajudar na educação e aprendizagem de nossos filhos. Mas, também pode ser muito perigosa, principalmente quando falamos de redes sociais. No Facebook, inúmeras armadilhas estão à espera de uma vítima, e uma maneira de evitar problemas é monitorar, bem de perto, a vida online de seus filhos.
O Minor Monitor serve exatamente para isso: monitorar a vida social de seus filhos no Facebook, baseado no histórico dos últimos 180 dias. Ele inclui tudo, desde atualizações de mensagens ou fotos de amigos, até requisições de novas amizades. O legal é que, se há algo que o site considere perigoso para seus filhos, um alerta aparecerá para você ficar atento. Para usar o serviço, é preciso se cadastrar. Faça isso clicando no botão verde, no canto direito, escrito "Get started". O site é em inglês, mas é de fácil entendimento.
Após o cadastro, você precisará integrar o perfil do Facebook ao site. Assim, entre com conta e senha do perfil que quer monitorar e clique em "Allow". Depois, essa tela já aparecerá para você (tela inicial que, no caso, está escrito "Lucas Overview"). Ela é um resumo do histórico e você pode ver os alertas, amigos, fotos e atividade do perfil de seu filho.
Clicando em “alerts”, você pode ver todas as possíveis mensagens maliciosas. O site até destaca que tipo ela é; referência a álcool, drogas e até sexual. E mesmo links que foram postados podem ser visualizados. Basta clicar nesse botão (Botão “Link”, no canto direito, abaixo de “Nov 30, 2011 at 8:19pm), se ele estiver presente. O legal é que se alguém muito mais velho que seu filho o adiciona, um alerta de idade aparece. Outro alerta também fica visível se seu filho e a tal pessoa têm poucos ou nenhum amigo em comum.
Nas abas “Activity”, “Photos” e “Friends”, você consegue ver as mensagens e fotos postadas pelos amigos de seus filhos e quem eles são. Já na aba “Settings” você configura sua conta. Dá para mudar seu nome, e o nível em que os alertas aparecerão para você. No botão “Add Child”, abaixo das abas, no canto esquerdo da tela. Ele serve para você adicionar outra conta ao monitoramento, no caso de ter outros filhos.
Bom, agora você já pode deixar seu filho navegar pelas redes sociais sem medo. É só clicar no link que acompanha essa matéria. E quer saber mais sobre como proteger seu filho? Então veja a
cartilha feita pela OAB SP e a Universidade Mackenzie sobre segurança na web para a família e que conta com o apoio do Olhar Digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário