Windows 8 terá sistema de login com senha por imagem

Recurso apresentado recentemente mostra programador da Microsoft acessando sua conta do sistema tocando em imagens na tela.


Um jeito diferente de fazer login com senha em uma conta do sistema. (Fonte da imagem: Building Windows 8)
A Microsoft parece ter compreendido que, em um dispositivo com tela sensível ao toque, nem sempre digitar é a melhor alternativa. Se isso ainda é indispensável quando o assunto é enviar uma mensagem de texto, por exemplo, o mesmo não pode se dizer em relação a fazer login no sistema.
Com isso, um novo recurso foi adicionado ao Windows 8, o “picture password” (senha por imagem, em tradução livre). A função é bem simples: permitir que você use uma fotografia como senha, bastando apenas circular, tocar ou arrastar pontos da imagem para que o acesso a uma conta do Windows seja liberado.
Em um vídeo, que você confere logo abaixo, o gerente de programação Zach Pace, ligado ao You Centered Experience Team da Microsoft, mostra o novo recurso em funcionamento. Pelo que se nota, a configuração só não é mais simples do que uso: você deve encontrar a função nas configurações de login, selecionar uma imagem e definir os gestos que servirão de senha para login.
É possível usar círculos, traços ou apenas toques, mas, na hora de usá-los, lembre-se sempre da ordem e direção exatas em que foram criados, pois isso faz diferença. O ideal, segundo a postagem no blog Bulding Windows 8, é combinar de forma aleatória todos os gestos possíveis para diminuir as chances de acessos indevidos.
Segundo a própria Microsft, além da praticidade, a ideia de um sistema como este é propiciar mais segurança para seus usuários.

Nenhum comentário:

Se gostou, compartilhe... :-)

Seguidores

Minha lista de blogs