65 anos de David Bowie: tendências marcantes no estilo do cantor


bowie foi ícone do glam rock



Por Mariana Bradford
David Bowie ainda não morreu (ainda bem!), mas já deixou um legado muito além de sua música. É bem difícil, aliás, dissociar o som do estilo quando o assunto é o camaleão do rock, que completa 65 anos neste domingo. Destas 65 primaveras, ao menos duas décadas – a de 1970 e a de 1980 – ele marcou com seu pé involuntário na moda, deixando uma herança fashion que permeia as passarelas até hoje. Do glam rock à alfaiataria, de Ziggy Stardust à Thin White Duke; veja abaixo quais foram as principais tendências que ganharam força pelo visual de Bowie:
  • 1
    Cabelo vermelho



    Red hair
    , “mullets” e fios arrepiados. Em meados de 1972, David Bowie adotou o visual que se tornaria o mais marcante de sua carreira. O emblema da fase Ziggy Stardust teve inspiração em uma capa da revista “Honey”, de 1971, que trazia uma modelo de cabelo vermelho e arrepiado. O look diferente democratizou a coloração avermelhada salões de beleza afora e fez a cabeça da rebeldia jovem à época.
  • 2
    Alfaiataria



    Na fase mais conservadora – a da persona de Thin White Duke, em 1976 –, Bowie mostrou toda a sua capacidade de vestir alfaiataria e elementos mais conservadores do seu jeito original. Nele, coletinhos, calças e camisas de alfaiataria ganharam cor, personalidade e charme especial no remelexo do camaleão. Foi desse estilo que Bowie pegou a inspiração para se vestir até hoje, quando mantém um estilo mais formal.
  • 3
    Androginia



    O flerte com a androginia é, provavelmente, o fator que faz com que o estilo de Bowie seja tão único. Aqui, voltamos à fase Ziggy Stardust, no auge do glam rock, em que o cantor abusava da maquiagem – quem não lembra do antológico raio desenhado sobre o rosto? – feminina, calças flare, plataformas enormes e macacões superjustos. Foi no início da década de 1970 que ele lançou o álbum The Man Who Sold The World (1970), cuja capa mostra o cantor usando um vestido de mulher. 
  • 4
    Cores e estampas



    E não era só nos cortes e disposição das roupas que Bowie era estiloso, não. Brilho, cores vibrantes e estampas criativas também chamavam atenção nos looks do cantor, que, cheio de ousadia, dava preferência aos desenhos geométricos, listras e bolinhas.
  • 5
    Acessórios



    Os clássicos brincos dourados em formato de argola, um tapa-olho eventual, colares longos e chamativos, lenços estampados, gravatinhas mal arrumadas, suspensórios... Bowie sempre foi fã de acessórios que complementassem o visual, mas não qualquer acessório. Com ele, no mínimo, os óculos tinham lente azul e os sapatos eram botas enormes de vinil. Arrasa!

Nenhum comentário:

Se gostou, compartilhe... :-)

Seguidores

Minha lista de blogs