Confira as prováveis próximas lutas dos principais nomes do UFC em 2012


A temporada 2012 do UFC apenas começou, mas alguns confrontos recheados de rivalidade já podem ser apontados como prováveis na primeira metade do ano. Em praticamente todas as categorias de peso é possível apontar as tendências das lutas dos seus principais representantes, e já são previsíveis combates recheados de polêmicas, rivalidade e muitas declarações bombásticas, que certamente movimentarão o mundo do MMA no primeiro semestre do ano.
Confira abaixo os prováveis confrontos em cada categoria de peso:
Dominick Cruz e Urijah Faber, UFC (Foto: Divulgação/UFC)Dominick Cruz e Urijah Faber serão os treinadores
do TUF 15 e lutarão na final (Foto: Divulgação/UFC)
Galo - Dominick Cruz x Uriah Faber
A rivalidade que já extrapolou os limites do octógono e ganhou manchetes em todos os veículos especializados em MMA terá, em 2012, a sua terceira versão. Após duas lutas, com uma vitória para cada um dos lutadores, a trilogia do confronto terá fim na final do The Ultimate Fighter 15, do qual os dois serão os treinadores, e se enfrentarão na noite da decisão do reality show. Promessa de muitas farpas, declarações polêmicas e provocativas de ambas as partes. E, claro, muitos pontos de audiência para o show. Para Dominick Cruz, o atual campeão da categoria, será a chance de provar definitivamente o porquê de ostentar o cinturão. Para Faber, eterno desafiante de Cruz, é a chance final de tomar o título do seu desafeto e fazer valer a popularidade de que goza entre os fãs, com a chancela do título do UFC.
UFC Pesagem - José Aldo (Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)José Aldo domina a categoria dos penas do UFC
(Foto: Marcelo Russio/Globoesporte.com)
Pena - José Aldo x vencedor de Hatsu Hioki x Bart Palaszewski
A categoria dos pesos-pena tem um dono, e ele se chama José Aldo. A vitória sobre Chad Mendes, até então invicto na carreira, e tido como o lutador mais perigoso que o brasileiro poderia enfrentar na atualidade, mostrou que o cinturão deverá ficar por algum tempo em terras tupiniquins. Mas o seu próximo adversário, caso se confirme que será o vencedor do duelo Hatsu Hioki x Bart Palaszewski, promete dar ao campeão mais trabalho na trocação. Embora não haja muita rivalidade entre Aldo e os dois principais postulantes ao título, a luta contra qualquer um deles exigirá do campeão muita velocidade e atenção. De qualquer forma, o brasileiro é o favorito contra ambos.
Pôster do UFC 144, no Japão (Foto: Divulgação)Edgar e Henderson se enfrentarão no UFC 144, em
26 de fevereiro, no Japão (Foto: Divulgação/UFC)
Leve - Frankie Edgar x Ben Henderson
Uma disputa de título digna de se parar o que se está fazendo para acompanhar. Um dos melhores lutadores peso por peso do mundo, o campeão Frankie Edgar terá pela frente talvez o seu maior desafio na carreira, encarando um adversário talentoso na luta em pé e muito habilidoso no chão. A diferença de altura entre os dois pode beneficiar Henderson, mas a resistência e a velocidade de Edgar equilibram a disputa, que promete desde já ser uma das mais espetaculares do ano.

montagem Nick Diaz x Carlos Condit (Foto: Getty Images)Diaz e Condit disputam o cinturão interino dos
meio-médios em Las Vegas (Foto: Getty Images)
Meio-médio - Nick Diaz x Carlos Condit
Quaquer luta envolvendo Nick Diaz merece ser analisada com calma e atenção. Explosivo e desafiador por natureza, Diaz atravessa provavelmente um dos melhores momentos de sua carreira. Após a vitória épica contra BJ Penn, ele terá pela frente o perigoso Carlos Condit na disputa do cinturão interino do peso-meio-médio. Claro que a intenção de Nick era enfrentar o campeão Georges St-Pierre, que lesionou-se duas vezes seguidas e teve de se submeter a uma cirurgia no joelho, ficando fora de combate até novembro deste ano. Mas se engana que o duelo contra Condit será frio e previsível. Provocador por natureza, Diaz certamente dará na semana que antecede a luta uma chuva de declarações polêmicas, e a pesagem promete, como sempre, ser um show à parte. Menos verborrágico, Condit não deve se deixar intimidar. Garantia de muita adrenalina antes e durante a disputa do cinturão interino.
ufc Anderson Silva com o Chael Sonnen (Foto: Divulgação / UFC)Anderson x Sonnen é a luta mais esperada do ano,
e deve acontecer em São Paulo (Foto: Divulgação)
Médio - Anderson Silva x vencedor de Chael Sonnen x Michael Bisping
Tudo bem que em MMA não existe resultado previsível. Mas a luta entre Chael Sonnen e Michael Bisping é praticamente uma crônica de uma derrota anunciada. Bisping dificilmente conseguirá superar o inimigo número 1 de Anderson Silva em Chicago, no próximo dia 28 de janeiro. Imaginando que tudo corra como se prevê, a luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen está muito perto de ser confirmada para o UFC São Paulo, no meio do ano. Uma das maiores, senão a maior rivalidade do MMA atual, o duelo entre os dois melhores pesos médios do UFC literalmente parará o mundo do MMA. Mesmo sendo favorito, como é contra qualquer lutador na categoria dos médios, a rivalidade e a tensão da luta impostas por Sonnen desde a sua derrota no UFC 117 podem deixar o clima mais tenso que o normal.
Jon Jones  Rashad Evans montagem (Foto: Getty Images)Rashad Evans e Jon Jones podem vir a se enfrentar
no primeiro semestre de 2012 (Fotos: Getty Images)
Meio pesado - Jon Jones x vencedor de Rashad Evans x Phil Davis
Rashad Evans e Phil Davis farão dia 28 de janeiro um dos confrontos mais esperados entre os meio-pesados. A luta tem resultado totalmente imprevisível, mas a experiência em grandes eventos pode pesar em favor de Evans. Caso passe por Davis, uma das grandes rivalidades do MMA fará uma luta espetacular pelo cinturão da categoria. Ex-companheiros de treino, Jon Jones e Rashad Evans trocaram farpas - e comenta-se que até alguns empurrões - e podem vir a fazer um duelo de proporções épicas. Atualmente tido como praticamente imbatível e sem pontos fracos em seu jogo, Jones pode vir a ter problemas ao enfrentar alguém com quem treinou, e o conhece melhor que a grande maioria dos seus adversários. Promessa de clássico na disputa do cinturão.
Alistair Overeem MMA UFC (Foto: Esther Lin/Strikeforce)Overeem é o próximo adversário de Júnior Cigano
pelo título dos pesados (Foto: Esther Lin/Strikeforce)
Pesado - Junior Cigano x Alistair Overeem
Não é uma rivalidade propriamente dita, mas quem ralou tanto para chegar ao título do UFC como Júnior Cigano, por mais boa gente que seja, certamente não deve achar normal e justo que um lutador, mesmo laureado e experiente como Overeem, tenha a chance de lhe roubar o cinturão tendo feito apenas uma luta pela organização. Esse pretenso sentimento certamente dará combustível para que o brasileiro, atual detentor do título, se motive e lute ainda melhor contra o desafiante holandês. Invicto desde 2007, quando passou a lutar entre os pesados, Alistair Overeem é conhecido tanto pela força de seus golpes quanto pela falta de, digamos, coração nos momentos em que precisa do "algo a mais". Justamente o oposto do brasileiro, que é conhecido pela garra nos momentos decisivos. A luta deve acontecer em maio.

Nenhum comentário:

Se gostou, compartilhe... :-)

Seguidores

Minha lista de blogs