TER MAIS DE 200 AMIGOS NO FACEBOOK É UM PROBLEMA, DIZ GURU


facebook (Foto: reprodução internet)
O número de amizades no Facebook tem sido alvo nos últimos tempos de estudos e comentários de especialistas. É bom ter muitos amigos ou não? Na avaliação do guru tecnológico Shely Palmer, contar com mais de 200 amigos no Facebook significa um problema.
Ele diz que esse é o número máximo para fazer um uso racional da rede, pois pode permitir problemas com a perda de tempo. "Se você tem 600 amigos, provavelmente tem cerca de 400 em excesso. É impossível tanta gente interessar alguém", disse Palmer em entrevista à Agência Efe.
"Mas isso não é o importante, o principal é para o que se usa esta rede social. Com o tempo a gente se dá conta que o Facebook só tem valor se for para manter contato com um grupo reduzido de pessoas", explicou o analista, que já foi indicado a um Emmy por seu programa de televisão "Hi-Tech", exibido pela cadeia "Fox".
"Há uma razão para ter perdido contato com teus amigos do colégio e o fato de encontrá-los no Facebook não significa que tenha muitas coisas em comum com eles", explicou.
Para "limpar" os contatos "educadamente" ele diz que a pessoa pode publicar uma mensagem no Facebook para todos os seguidores avisando que irá realizar um enxugamento de amigos e que só ficarão os que clicarem em "curtir" ou fizerem um comentário. Depois desse filtro, vale a pena observar se os que sobraram trazem algo de positivo.
"O parâmetro que eu uso é se compartilharia as fotos dos meus netos aprendendo a usar a privada com todas essas pessoas do Facebook, se considerar que alguém não deveria ver, então não deve manter essa pessoa como amigo", argumentou.
Em contrapartida, um estudo publicado por pesquisadores ingleses no periódico científico Proceedings of the Royal Society B, no final de 2011 apontou que quem tem um grande número de amigos no Facebook apresenta regiões do cérebro ligadas à sociabilização mais densas. O desafio para os pesquisadores, segundo o neurologista André Palmini, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), é descobrir se é o fato de ter muitos amigos no Facebook que leva o cérebro a adquirir novas características ou se as pessoas que já têm aquelas regiões cerebrais mais desenvolvidas é que tendem a manter mais contatos na rede.

Nenhum comentário:

Se gostou, compartilhe... :-)

Seguidores

Minha lista de blogs