Causas do Envelhecimento

Há pouca diferença física entre um grupo de estudantes de 6-7 anos. Mas se olhamos para o mesmo grupo 65 anos depois, suas diferenças físicas superam suas similaridades. Alguns serão sadios e saudáveis, enquanto outros serão vítimas de doenças crônicas. Alguns serão vigorosos, enquanto outros serão letárgicos.
À medida que envelhecemos, tornamo-nos mais diferentes fisicamente aos nossos colegas. Isso é porque nós somos a soma das nossas experiências de vida. Com a idade de seis anos, não aconteceu muito no nosso corpo para nos fazer radicalmente diferentes dos nossos amigos. Mas quando chegamos à meia idade e avançada, tivemos décadas para desenvolver e manter hábitos que influenciam a nossa saúde, positiva e negativa.

Resultat d'imatges de causas do envelhecimento,alimentação,conselhos antiaging,saúde,exercício

O meio ambiente também afeta nossa saúde, o posto de trabalho que temos, as experiências que vivemos e a exposição a doenças infecciosas. O envelhecimento é universal, mas cada um de nós o experimenta de maneiras diferentes.
O envelhecimento é inevitável, mas a taxa de envelhecimento não é. Os cientistas mantêm que a idade cronológica tem pouco a ver com a idade biológica. O número de velas no bolo de aniversário só mostra o tempo que passou, mas diz muito pouco sobre a saúde.

O que provoca o envelhecimento?

As complexidades do envelhecimento dificultam determinar por que uma pessoa envelhece bem, enquanto outro parece mais velha do que realmente deve ser de acordo com a idade. Boa saúde é dada por genes ou é um produto de fatores externos? Alimentação, sol, tabaco, álcool, doenças infecciosas, exercício, exposição a produtos químicos... tudo tem um efeito maior ou menor no envelhecimento.

Resultat d'imatges de causas do envelhecimento,alimentação,conselhos antiaging,saúde,exercício

A genética

Os genes são poderosos preditores de saúde e longevidade, bem como da doença e morte, mas é apenas parte da história. Se seus pais e avós viveram até os 90 anos, é provável que você também. E se um dos pais morreu jovem de um ataque do coração ou algum tipo de câncer, pode haver uma predisposição genética para estas doenças.

O exercício físico

Enquanto os genes determinam, em parte, as condições crônicas que aceleram o processo de envelhecimento, como o câncer e doenças do coração, não há dúvida que um estilo de vida saudável é a arma contra os genes que te deram.
Um homem cujo pai e irmãos morreram de doença cardíaca com quarenta ou cinquenta anos, pode muito bem escapar do mesmo destino fazendo exercício regularmente e mantendo seus níveis de colesterol no sangue e o peso corporal sob controle. Por outro lado, um homem sem uma predisposição genética para a doença cardíaca pode certamente criar problemas cardíacos pelo de alto consumo de gorduras e levar uma vida totalmente sedentária.

Resultat d'imatges de causas do envelhecimento,alimentação,conselhos antiaging,saúde,exercício

Estilo de vida saudável

Levar uma vida pouco saudável é a causa de muitas das mudanças que ocorrem no corpo. Mas nunca é tarde demais para começar o caminho para uma saúde melhor. Comer uma dieta saudável garante boa saúde. Por exemplo consumir bastante cálcio e vitamina D em qualquer idade retardará o início e a progressão da osteoporose, uma doença óssea que causa dor, fraturas, hospitalização e morte em idosos.
Se você é um fumante, você sabe que o pode deixar a qualquer momento, apenas pretendendo. Desta forma, você pode reduzir suas chances de ter um ataque cardíaco. O mesmo acontece com o consumo excessivo de álcool, deve ser controlado.

Teorias do envelhecimento: Genes vs Estilo de vida

Resultat d'imatges de causas do envelhecimento,alimentação,conselhos antiaging,saúde,exercício

O relógio biológico bate num ritmo predeterminado. Existem teorias que dizem que o DNA (material genético das células) é a chave para o envelhecimento e a morte e são planejadas desde o primeiro dia. Embora esta teoria seja tanto um fatalista, se deve pensar que a biologia não tem o controle total do nosso destino. Nós não podemos mudar nossos genes, mas podemos retardar a passagem do tempo com uma melhor nutrição e atividade física regular.
O corpo produz hormônios que ajudam a regular várias funções, incluindo crescimento, comportamento, reprodução e função imune. Na juventude, a produção deste hormônio é alta, mas à medida que envelhecemos, os níveis hormonais caem, causando uma diminuição na capacidade do corpo para reparar-se e continuar a funcionar em plena forma.


Resultat d'imatges de colageno

O colágeno é a proteína no núcleo desta teoria. O colágeno é uma das proteínas mais comuns na pele, ossos, ligamentos e tendões. Quando somos jovens, o colágeno é flexível. Mas com a idade, o colágeno torna-se mais rígido e se encolhe. Portanto, a pele fica menos elástica.
Mas da mesma forma que existem fatores externos que influenciam o envelhecimento, tornando-o mais rápido (o sol, tabaco, etc.), também existem fatores externos benéficos. É por isso, que podemos diminuir o envelhecimento com um estilo de vida saudável incluindo a dieta e o exercício.
Se gostou, compartilhe... :-)

Seguidores

Minha lista de blogs