REGRAS FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADEMICOS

REGRAS FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS


Regras de formatação tendo como referência a ABNT (NBR 14724).

1. Papel: O trabalho deve ser apresentado em papel A4 (216 x 279 mm ou 8½ x 11 in).

2. Margens: No computador, faça os seguintes passos: Arquivo à Configurar página... à Margens: Superior e Esquerda 3 cm. Direita e Inferior 2 cm. A margem esquerda é maior para permitir a encadernação.

3. Numeração: No computador: Inserir à Números de páginas. Posição – cabeçalho; Alinhamento –direita; não numerar a primeira. Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual.

4. Parágrafos: Parágrafo de Texto: Formatar à Fonte... Arial/Times New Roman 12. Formatar à Parágrafo... Alinhamento à Justificado. Recuo à Esquerda: 0 cm. Direita: 0 cm. Especial: primeira linha. Por: 1,25 cm. Espaçamento à Antes 0 pt.. Depois 0 pt.. Entre linhas: 1,5.

Esta formatação de parágrafo pode ser estabelecida como sendo o “Estilo NORMAL”.

Sempre que for escrever, mantenha os parágrafos no estilo NORMAL. (Na barra de ferramentas, no canto esquerdo, o ícone de estilos).

Assim, você não vai confundir o Word quando for fazer o sumário (veja abaixo).

Parágrafo de Citação: Formatar à Fonte... 10. Formatar à Parágrafo... Alinhamento à Justificado. Recuo à Esquerda: 4,0 cm. Direita: 0 cm. Especial: (nenhum). Espaçamento à Antes 6 pt. Depois 6 pt. Entre linhas: 1 ½ . Com esta formatação, o parágrafo tem destaque suficiente. Não deve ser utilizado itálico ou negrito. Crie um estilo “citação” para evitar o uso constante das barras de formatação. No parágrafo de citação não utiliza-se aspas para marcar seu início e fim.

Parágrafo de Bibliografia, Referências Bibliográficas: Formatar à Fonte... Arial 12. Formatar à Parágrafo... Alinhamento à Justificado. Recuo à Esquerda: 0 cm.. Direita: 0 cm.. Especial: (nenhum). Espaçamento à Antes 0 pt.. Depois 18 pt.. Entre linhas: simples. OU, use o espaço simples no parágrafo e separe com espaço duplo.

5. Criar Estilos: Criar estilos de formatação no Word evita a repetição de todos os procedimentos que tratamos acima. O estilo criado tem que aparecer na barra de estilos e, quando quiser utilizar, é só abrir a barra e o parágrafo é formatado de acordo com o que definiu previamente como Estilo. Entre em Formatar à Estilos à Novo estilo. Dê um nome para o estilo e depois, usando as marcas de formatação, defina como quer o parágrafo e a fonte.

Referências Bibliográficas: As referências bibliográficas podem ser numéricas, utilizando-se de notas de pé de página, ou alfabéticas, com a referência no corpo do texto (ex.: Nunes, 1999, p. 11).

Escolha e utilize somente um modelo durante todo o texto. As referências bibliográficas e a bibliografia no final do trabalho devem seguir as normas da ABNT. Para fazer nota de pé de página: Inserir à Notas... à nota de rodapé.

Também pode mudar a barra de ferramentas de modo que o ícone ‘notas de rodapé’ fique nela. No computador: ferramentas à personalizar à comandos. Na Categoria, procure por Inserir, e em Comandos, procure por Notas de Rodapé. Clique no ícone e arraste até a barra de ferramentas. Solte o ícone.

Citações: Até 3 linhas, as citações podem estar contidas no parágrafo de texto. Citações com mais de 3 linhas devem estar separadas do texto, realçadas pela formatação do parágrafo de citação. Cuidado! Procure entender o que os autores estão falando e escreva com suas palavras, confirmando as idéias com a citação. Não faça citação muito longa! Citação com mais de 10 linhas, de meia página, só em caso excepcional! Muito excepcional!

Referência: Quando estiver escrevendo o seu texto, sempre faça referência das suas informações, do seu conhecimento e das suas fontes. Se você sabe alguma coisa, é porque aprendeu em algum lugar. Usar as idéias de outros autores e não dar referência é incorreto e ilegal; é plágio. Se fizer citação, copie fielmente marcando os limites do texto com o uso de aspas. Quando usar as idéias de alguém, dê a referência da fonte, ainda que não tenha feito citação.

Ao pontuar as referências durante a construção do texto, torna-se mais fácil - depois - separar as diferentes idéias de cada autor utilizado. Ainda que esteja na fase inicial do seu texto, conforme for escrevendo anote as referências dos trabalhos que está utilizando, mesmo que, neste momento não utilize totalmente as regras de citação. Pode deixar um lembrete do tipo: Manuel de Barros, p. 30. Não deixe de marcar. Depois, quando estiver finalizando, utilize as regras e faça a citação corretamente. Escrever e não anotar as referências cria um problema grande depois. Lembrar, retomar as passagens, com as devidas páginas que citou, é complicado e demorado.

Fazer Sumário no Word.
Como disse antes, todos os parágrafos do seu trabalho devem estar no estilo Normal. Se você criou um parágrafo de citação, como recomendei, não faz mal. Se esse estilo estiver baseado em parágrafo de texto, ele vai ser lido pelo computador como sendo texto. Quando tiver os títulos dos capítulos, os itens ou sub-ítens, avise o computador que estes devem ser lidos como Título 1, titulo 2 ou titulo 3. Para isto, selecione o parágrafo, entre na barra de estilos e marque o titulo como sendo, título 1, por exemplo, para o caso de titulo de capitulo. Assim o seu texto vai ter a seguinte formatação, de acordo com a barra de estilos: Titulo 1 (primeiro capitulo) Normal. (parágrafo de texto) Normal. (...) Titulo 2. (sub-ítem). Normal (parágrafo de texto). Normal. Citação. (parágrafo de citação). Titulo 1. (segundo capitulo). (...)





Se gostou, compartilhe... :-)

Seguidores

Minha lista de blogs