À medida que envelhecemos, tornamo-nos mais diferentes fisicamente aos nossos colegas. Isso é porque nós somos a soma das nossas experiências de vida. Com a idade de seis anos, não aconteceu muito no nosso corpo para nos fazer radicalmente diferentes dos nossos amigos. Mas quando chegamos à meia idade e avançada, tivemos décadas para desenvolver e manter hábitos que influenciam a nossa saúde, positiva e negativa.
O meio ambiente também afeta nossa saúde, o posto de trabalho que temos, as experiências que vivemos e a exposição a doenças infecciosas. O envelhecimento é universal, mas cada um de nós o experimenta de maneiras diferentes.
O envelhecimento é inevitável, mas a taxa de envelhecimento não é. Os cientistas mantêm que a idade cronológica tem pouco a ver com a idade biológica. O número de velas no bolo de aniversário só mostra o tempo que passou, mas diz muito pouco sobre a saúde.
O que provoca o envelhecimento?
As complexidades do envelhecimento dificultam determinar por que uma pessoa envelhece bem, enquanto outro parece mais velha do que realmente deve ser de acordo com a idade. Boa saúde é dada por genes ou é um produto de fatores externos? Alimentação, sol, tabaco, álcool, doenças infecciosas, exercício, exposição a produtos químicos... tudo tem um efeito maior ou menor no envelhecimento.A genética
Os genes são poderosos preditores de saúde e longevidade, bem como da doença e morte, mas é apenas parte da história. Se seus pais e avós viveram até os 90 anos, é provável que você também. E se um dos pais morreu jovem de um ataque do coração ou algum tipo de câncer, pode haver uma predisposição genética para estas doenças.O exercício físico
Enquanto os genes determinam, em parte, as condições crônicas que aceleram o processo de envelhecimento, como o câncer e doenças do coração, não há dúvida que um estilo de vida saudável é a arma contra os genes que te deram.Um homem cujo pai e irmãos morreram de doença cardíaca com quarenta ou cinquenta anos, pode muito bem escapar do mesmo destino fazendo exercício regularmente e mantendo seus níveis de colesterol no sangue e o peso corporal sob controle. Por outro lado, um homem sem uma predisposição genética para a doença cardíaca pode certamente criar problemas cardíacos pelo de alto consumo de gorduras e levar uma vida totalmente sedentária.
Estilo de vida saudável
Levar uma vida pouco saudável é a causa de muitas das mudanças que ocorrem no corpo. Mas nunca é tarde demais para começar o caminho para uma saúde melhor. Comer uma dieta saudável garante boa saúde. Por exemplo consumir bastante cálcio e vitamina D em qualquer idade retardará o início e a progressão da osteoporose, uma doença óssea que causa dor, fraturas, hospitalização e morte em idosos.Se você é um fumante, você sabe que o pode deixar a qualquer momento, apenas pretendendo. Desta forma, você pode reduzir suas chances de ter um ataque cardíaco. O mesmo acontece com o consumo excessivo de álcool, deve ser controlado.
Teorias do envelhecimento: Genes vs Estilo de vida
O corpo produz hormônios que ajudam a regular várias funções, incluindo crescimento, comportamento, reprodução e função imune. Na juventude, a produção deste hormônio é alta, mas à medida que envelhecemos, os níveis hormonais caem, causando uma diminuição na capacidade do corpo para reparar-se e continuar a funcionar em plena forma.
O colágeno é a proteína no núcleo desta teoria. O colágeno é uma das proteínas mais comuns na pele, ossos, ligamentos e tendões. Quando somos jovens, o colágeno é flexível. Mas com a idade, o colágeno torna-se mais rígido e se encolhe. Portanto, a pele fica menos elástica.
Mas da mesma forma que existem fatores externos que influenciam o envelhecimento, tornando-o mais rápido (o sol, tabaco, etc.), também existem fatores externos benéficos. É por isso, que podemos diminuir o envelhecimento com um estilo de vida saudável incluindo a dieta e o exercício.